Porque ser vegetariano?
- Ana
- Apr 22, 2020
- 3 min read
A motivação para nos tornar vegetarianos ou veganos é o que vai nos permitir mergulhar com coração aberto nas novas possibilidades! E para que isso perdure durante todas as mudanças que essa decisão vem trazendo às nossas vidas a razão deve ser bem forte dentro de nós.
As fontes de informações podem ser externas mas somente dentro de nós mesmos encontraremos essa motivação.
A minha decisão surgiu em 2011 durante um natal em que minha irmã me pediu para lavar o peru (que ela cozinharia para a ceia), quando peguei ele na mão comecei a chorar e decidi que não iria mais comer nenhum animal. Claro que depois desse dia tive um longo caminho para essa transição alimentar..
A noção de que os animais são seres cientes (capazes de sofrer ou sentir prazer e felicidade) leva o indivíduo a não querer ser corresponsável com o abate e, muitas vezes, com qualquer outra forma de utilização e exploração de animais para fins alimentícios, cosméticos, como vestuário etc.
Me permitia comer quando tinha muita vontade e com o tempo o sabor já não era mais aquele que lembrava, tudo foi mudando até que aquela vontade enorme de comer um hambúrguer de carne já não existia. O importante é que esse caminho faça sentido para você e para o seu corpo, a partir disso tudo vai acontecendo no seu tempo.
Eu trago aqui alguns motivos bem comuns que levam ao vegetarianismo no Brasil e pode te ajudar a elaborar melhor sua motivação ou apenas fortalecer ainda mais o seu propósito.

Ética:
A noção de que os animais são seres cientes (capazes de sofrer ou sentir prazer e felicidade) leva o indivíduo a não querer ser co-responsável com o abate e, muitas vezes, com qualquer outra forma de utilização e exploração de animais para fins alimentícios, cosméticos, como vestuário etc.
Saúde:
Diversos estudos associam efeitos positivos à saúde com a maior utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos oriundos do reino animal. A adoção da dieta vegetariana por esse motivo também inclui a sensação de bem-estar que alguns indivíduos relatam por não utilizar alimentos cárneos ou derivados de animais.
Meio-ambiente:
Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization) [4], de todas as atividades humanas, a pecuária é a maior responsável por erosão de solos e contaminação de mananciais aquíferos. A produção global de carne bovina era de 229 milhões de toneladas entre 1999 e 2001. Estima-se que esse número atinja 465 milhões de toneladas em 2050. A emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa também é marcante nessa atividade, especialmente pela produção digestiva dos ruminantes (gases e eructação). No âmbito das atividades humanas, a pecuária é responsável por 9% do CO emitido, 65% do óxido nitroso (296 2 vezes mais agressivo do que o CO ), 37% do metano (23% mais nocivo do que o CO ) e 64% da 2 2 amônia (que contribui de forma marcante com a chuva ácida). Esse montante corresponde a 18% de todos os gases responsáveis pelo efeito estufa produzidos pela humanidade. Atualmente, a pecuária utiliza 30% das terras produtivas do planeta, sendo que outros 33% são destinados à produção de grãos usados para alimentar esses animais.
Além disso, a pecuária é a principal responsável pelo desmatamento dos principais biomas da natureza e a maior responsável pela contaminação de mananciais aquíferos. A atual manutenção, em “estoques vivos”, de 30 bilhões de aves, peixes e mamíferos de dezenas de espécies exerce uma enorme e inédita pressão sobre todos os ecossistemas.
Cada um desses animais – assim como cada um dos cerca de sete bilhões de animais humanos – demanda sua porção de terra, água, comida e energia (preponderantemente fóssil), despeja seus dejetos sobre a terra e gera, direta e indiretamente, emissão de poluentes no solo, no ar e na água.

Espirituais e religiosos:
Religiões como o adventismo, espiritismo, hinduísmo, jainismo, zoroastrismo e budismo preconizam, em muitos casos, a adoção da dieta vegetariana.
Ainda podem ter motivos relacionados à influência dos familiares ou pessoas próximas, filosofias, yoga ou simplesmente paladar.
Foto: família de vacas na beira do Rio Ganges em Rishikesh, Índia.
Vídeo: banho de sol de uma vaca em Rishikesh, Índia, onde são sagradas ❤

Fonte: Guia Alimentar para Adultos, Sociedade Brasileira Vegetariana.
[4] FAO, Livestock a major threat to environment.
Disponível em: http://www.fao.org/newsroom/en/news/2006/1000448/index.html
Comments