Moussaka viva🍅
- Ana
- Apr 29, 2020
- 3 min read
Updated: Apr 30, 2020

O que é comida viva?
Comida viva é feita com ingredientes frescos e crus, que não foram alterados durante a sua preparação, para isso eles não devem passar dos 40°C.
Nessa receita iremos fazer os molhos de tomate e bechamel vegano mas com o tempo de forno ele deixa de ser considerado cru, mas ainda sim tem uma riqueza grande de nutrientes. A digestão será facilitada e o sabor será fresco e delicioso!
Se preferir experimentar o que é a comida viva e crua é só deixar por 10min em fogo baixo no forno e não pelos 30min que está na receita tradicional. O importante é se permitir novas experiências mas sempre se guiando por seus objetivos com essa alimentação e sua intuição.
Agora vamos para a receita, super simples e fica deliciosa! Como sempre vou trazer algumas opções de diferentes ingredientes dependendo do que tem disponível e do seu gosto. Não deixando de experimentar ingrdientes que não usa tanto sempre que tiver oportunidade.

Ingredientes
Berinjela (1 unidade grande)
Cogumelos (4 grandes ou 8 pequenos)
Couve ou espinafre (um punhado)
Molho de tomate vivo:
Tomate (4 unidades)
Tomate seco (5 a 8 unidades)
Pimentão (1/2 unidade)
Manjeiricão (8 folhas)
Orégano (1 colher de chá seco ou dois raminhos frescos)
Alho (1 dente)
Bechamel vegano:
Semente de girasol ou caju ativada* (1/2 copo)
Água (1/2 copo)
Azeite (1 colher de sopa)
Sal (1 colher de chá)
Alho (1 dente pequeno)
Noz moscada, páprica, pimenta do branca ou preta (a gosto)
*Ativação das sementes:
As cascas das sementes são feitas para "protegê-las", que os animais não possam digerir e elas voltem para a terra. Além disso, podem existir anti-nutrientes, como o ácido fítico, que bloqueiam a absorção de minerais e proteínas através de inibidores de enzimas se ligam a enzimas e bloqueiam sua ação metabólica.
A castanha de caju não é uma semente e sim a reserva de gordura da fruta, então não é necessário o processo de ativação. Você pode deixar algum tempo de molho na água depois de lavá-la para ajudar na trituração.
Para ativar as sementes: lavar com bastante água, enchaguar e cobrir com água nova em um recipiente, levando em consideração que mais tarde eles aumentarão de tamanho. Após o tempo de ativação, enxaguamos novamente e elas estão prontos para uso.
Tempos de ativação: Amêndoas (8 a 12h) Nozes (8-12h) Girassol (4-6h) Gergelim (4-8h), mas não tem problema ficar mais tempo que isso de molho.
Preparo

Corte a berinjela em fatias e deixe no sal grosso ou na água com sal enquanto está preparando o recheio e os molhos.
Em uma frigideira com um fio de azeite refogue os cogumelos fatiados com um pouco de sal, páprica (ou algum tempero que goste) e um fio de vinagre balsâmico (se tiver). Refogue por volta de 8min.
Para o molho de tomate bata tudo no processador até virar uma pasta, prove e ajuste o tempero.
Para o molho bechamel também processe todos os ingredientes (a água da ativação da semente é descartada e você adiciona 1/2 copo de água filtrada). O tempo na processadora é um pouco maior por ser semente, bata até virar uma pasta.
Lave e corte a couve em fatias finas (ela vai ser usada crua).
Lave e seque a beringela para tirar o excesso de sal, se quiser sele na frigideira, se não pode usar crua mesmo. Unte a forma com azeite...
E agora parte gostosa: monte como como se fosse uma lasanha😋
🍆 Beringela
🍅 Molho de tomate
🍄 Cogumelo
🌿Couve ou Espinafre
🍶Bechamel
Beringela
Molho de tomate
Deixe no forno pré aquecido por 40min (180°C) verificando após 25min pois cada forno é diferente.
Sirva com manjericão e parmesão vegano (veja a receita aqui)
Agradeça e aproveite
.
.
.
❤

Comentarios