Feijuca Vegana Completa
- Ana
- Apr 24, 2020
- 4 min read
Updated: Apr 25, 2020
Eu cresci comendo a feijoada que meu pai fazia em datas especiais. Demorava todo o final de semana para preparar e a gente comia só no domingo, ou seja, três dias sentindo aquele cheiro delicioso! Foi um dos pratos que mais senti saudade no começo do meu vegetarianismo, mas agora, usando a técnica de horas e horas de cozimento do feijão posso me deliciar com esse prato outra vez, mas agora veganooooo!
Depois de provar essa receita tenho certeza que não vai sentir a menos falta da feijoada tradicional, fica uma delícia!!!
*A receita do feijão para o dia a dia está no final da página.
Feijoada:
· Feijão (500g)
· Cebola (1 unidade)
· Alho (6 dentes)
· Páprica defumada (1 colher de sopa)
· Sal (1 colher de chá pode adicionar quando estiver pronta se quiser)
· Linguiça vegana ou tofu defumado ou tempê (300g-400g)
· Cogumelos (400g) ou batata (3 unidades) ou abobrinha (2 unidades) ou TODOS😋
Farofa:
· Cebola (1 unidade)
· Alho (3 dentes)
· Azeite (2 colheres de sopa)
· Farinha de mandioca (500g)
Vinagrete:
· Tomate (4 unidades)
· Cebola roxa (1 pequena)
· Salsinha (3 raminhos)
· Azeite, limão, sal e vinagre balsâmico (a gosto)
Couve:
· Couve fatiada fininha (5 folhas grandes)
· Alho (2 dentes)
· Fio de azeite para refogar
Modo de Preparo:
Feijoada
Lave o feijão (esse é o feijão mais comum aqui na Australia mas claro que o feijão preto é o melhor para essa receita) em uma peneira com água corrente e coloque em um bowl com água (dois dedos acima pois ele vai crescer, se preciso coloque mais água), cubra com um pano de prato e deixe por 15h.

Escorra a água e coloque em uma panela grande com água e cozinhe por pelo menos duas horas, pode colocar uma folha de louro e um pouco do sal (o tempo é o segredo da cremosidade e o sabor que a gente tanto ama da feijoada!
Em uma frigideira com azeite refogue a cebola grande e o alho picados até ficarem dourados e coloque na panela com o feijão.
Use a mesma frigideira para refogar a linguiça vegana (fatias) ou tofu defumado ou tempê (quadrados médios) até ficar bem douradinhos. Faça o mesmo com a batata em cubos, cogumelos e abobrinha (ou o que escolher para usar na sua receita). Separe para colocar no final de preparo.
Enquanto está refogando os legumes a feijoada deve estar cozinhando com o alho e a cebola, ficando cada vez mais cremosa. Adicione páprica defumada e sal (experimente antes para saber sobre o sal) e amasse alguns grãos do feijão para dar ainda mais cremosidade.
Depois de amassar os grãos você pode adicionar a linguiça e legumes deixando cozinhar por alguns minutos incorporando todo sabor!
Farofa
O que eu mais amo dessa refeição! O segredo para mim está em fritar a cebola até quase queimar, deixar ela quase preta mesmo, com bastante azeite (deixa em fogo médio para não queimar de verdade) e depois só adicionar a farinha e um pouco de sal.

Claro que pode colocar salsinha, tofu defumado picado bem pequeno, cenoura ralada; mas eu acho que com essa feijoada essa básica só com cebola é a que mais combina!
Vinagrete
Picar todos os ingredientes em pequenos cubos e temperar! Mais fácil impossível. Eu fiz o vídeo só para mostrar como eu gosto de temperar.
Couve
Refogue o alho em rodela no azeite, não deixe dourar muito para não ficar amargo e coloque a couve fatiada em tiras bem fininhas. Adicione uma pitade de sal e deixe refogando por no máximo 5min, normalmente eu desligo o fogo quando coloco a couve e deixo cozinhando no calor da panela.
Sirva essas delícias com arroz branco, rodelas de laranja e pimenta!
Aproveite e me conte como foi😋

Agora para o dia a dia: o tradicional feijão! Normalmente eu faço uma grande quantidade para deixar disponível para a semana, assim posso ir mudando os acompanhamentos mas sempre terei essa fonte deliciosa de proteína e ferro.
Feijão
Feijão carioca (500g)
Alho (8 dentes)
O processo inicial é bem parecido com a feijoada, lavar, deixar de molho por pelo menos 12h (durante a noite) e colocar para cozinhar com bastante água por pelo menos 2h.
Ele cresce bastante então coloque água sufiente para isso ou coloque mais água depois de algumas horas. Na terceira foto o feijão já estava de molho há 10h mas eu coloquei mais água antes disso.
Pode fazer uma receita bem mais rápida com a panela de pressão (cozinha na panela de pressão por 40min, abaixe o fogo quando começar apitar e abra a panela para temperar e engrossar o caldo).
Quando o feijão já estiver cozido amasse alguns grãos para ajudar a engrossar o caldo (vídeo).
Em uma panela refogue o alho no azeite (foto) e coloque no feijão junto com o sal (prove para ver quanto está bom) e deixe por mais alguns minutos.

E agora é só se deliciar cominando com arroz, farofa, legumes ou o que tiver na geladeira no dia. Tenha receita inspiradoras mas seja criativo com o básico que já temos dentro de nós.
Ele dura por pelo menos uma semana na geladeira se bem armazenado então é uma ótima opção para deixar pronta para as refeições do dia a dia!
Agradeçamos e comemos.
.
.
.
.
.
❤
Opmerkingen